Dr. Márcio Zapparoli defende Mestrado sobre o transplante de córnea a Laser

O Dr. Márcio Zapparoli, defendeu no último dia 18 de outubro, na Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná e Instituto de Pesquisas Médicas, a sua dissertação de Mestrado intitulada “Análise da Interface de Coaptação da Córnea em Pacientes Submetidos a Transplante de Córnea pelo Laser de Femtosegundo”.

Coaptação é a borda de contato entre a córnea doadora e a receptora, linha de cicatrização.

Em sua dissertação, o Dr. Márcio Zapparoli afirmou que a análise da interface de coaptação doador-receptor, através de imagens de OCT, é uma ferramenta útil par a o seguimento de pacientes submetidos a transplante de córnea, permitindo uma observação detalhada do local avaliado e medidas confiáveis da arquitetura da borda  de cicatrização do botão.

Esclareceu que padrões de arquitetura personalizados pelo laser de Femtosegundo são capazes de aumentar a área de interface de contato da junção entre a córnea doador-receptor do botão, de maneira significativa.

O estudo, que segundo o oftalmologista, é relevante na área de transplantes de córneas, e resulta de dois anos de pesquisas de casos clínicos e cirúrgicos. Agora será enviado para publicação e para apresentação em congressos científicos da especialidade.

Orientador: Dr. Hamilton Moreira
Coordenador: Dr. Osvaldo Malafaia

(Foto: professores Drs. Fernando Issamu Tabushi, Márcio Zapparoli, Otávio Siqueira Bisneto, Paulo Afonso Nunes Nassif e Hamilton Moreira).

Postado por :

Leave a Comment

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH