Catarata

Catarata

A catarata é o processo da perda da transparência do cristalino, a lente natural do olho. Normalmente o cristalino é incolor e transparente e tem como objetivo focalizar os objetos que enxergamos. Com a opacificação desta lente, as imagens captadas pelo olho perdem sua nitidez e qualidade. Esse problema acomete milhões de pessoas e é a maior causa de cegueira que pode ser tratada no mundo.

Sintomas

O paciente com catarata pode se sentir incomodado por luz forte, apresentando ofuscamento na presença de focos intensos de luz, como faróis de automóveis. Nos casos extremos, a queixa óbvia é a perda quase que total da visão.

Causas

A causa mais comum de catarata é aquela relacionada a idade, também denominada catarata senil. O cristalino se torna gradativamente opaco devido ao envelhecimento. Estima-se que mais de 50% das pessoas acima de 55 anos sofrem de catarata.

Diagnóstico

Os exames básicos são: Acuidade VisualExame na lâmpada de fendaTopografia de córnea (mapa do relevo da superfície ocular), Microscopia especular de córnea (contagem das células da córnea), Ecobiometria (exame que mede o grau da lente intra ocular) e Mapeamento de retina (faz a avaliação de toda a parte posterior dos olhos).

Outras Causas de Catarata
  • Diabetes.
  • Uso prolongado e sem indicação médica de medicamentos que contêm corticóides.
  • Inflamações intra-oculares
  • Traumas como socos ou batidas fortes na região dos olhos, congênita onde a criança nasce com a doença, podendo ser decorrente de infecções intra-uterinas ou má formação do globo ocular

Tipos de Catarata

Catarata relacionada a Idade

Também chamada de catarata senil, essa forma da doença ocorre por causa do envelhecimento.

Catarata Congênita

A catarata congênita está presente no nascimento ou se forma durante o primeiro ano de um bebê. Esse tipo é menos comum do que catarata relacionada à idade.

Catarata Secundária

Cataratas secundárias são causadas por doenças ou medicamentos. As mais freqüentes são a dos pacientes diabéticos ou as associadas ao uso de medicações como corticoides (tópicos ou sistêmicas).

Cataratas traumáticas

Ocorrem após traumas oculares. Essas cataratas pode se desenvolver anos após o trauma.

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH