Hipermetropia

Hipermetropia

A Hipermetropia é um distúrbio visual onde a imagem se forma após a retina. Isto se deve geralmente a um menor comprimento do globo ocular. Porém, pode estar relacionado também a uma córnea ou cristalino mais planos, ou pode ser simplesmente uma combinação dos fatores citados.  O erro refrativo que torna difícil a focalização de objetos próximos de forma clara. A hipermetropia pode acometer tanto crianças quanto adultos. Nas crianças, com o crescimento, a hipermetropia pode diminuir ou até desaparecer. A correção é feita através de óculos ou lentes de contato.

Sintomas

Os sintomas surgem, na maioria dos casos, ao redor dos 2 anos de idade, faixa etária em que deve ser efetuada uma correção total com lentes de óculos adequadas.

Causas

Entre as causas incluem situações onde a córnea ou o cristalino apresentam alterações no seu formato que diminuem o seu poder refrativo.

Diagnóstico

A Hipermetropia ocorre quando o ponto mais próximo do olho está mais afastado do que no olho normal, devido a uma anomalia do cristalino, uma insuficiente curvatura, causando assim, dificuldades em ver ao perto. O grau do hipermetrope geralmente diminui com o crescimento do olho. A hipermetropia pode também estar associada ao aparecimento de estrabismo acomodativo na infância.

Prevenção de Hipermetropia
  • Use sempre bons óculos de sol para evitar a exposição aos raios nocivos
  • Use sempre bons óculos de sol para evitar a exposição aos raios nocivos
  • Consulte um especialista quando notar uma mudança na visão
  • Controlar doenças crónicas
  • Evitar fumaça de cigarro
Tratamento

Para a correção do problema utilizam-se lentes convergentes ou convexas, cuja função é a de convergir a luz para a retina, onde se forma a imagem. A Hipermetropia pode ser corrigida também com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa. Tudo dependerá da indicação de um oftalmologista.

Tipos de Cirurgia

PRK – CIRURGIA REFRATIVA

LASIK – CIRURGIA REFRATIVA

É importante frisar que não existe uma técnica melhor do que a outra, a escolha vai depender dos exames pré-operatórios e da avaliação clínica do oftalmologista.

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH