Presbiopia

Presbiopia

Uma condição oftalmológica relacionada à idade. Na medida em que nos tornamos idosos, aumentam as dificuldades de visualização de objetos mais próximos, especialmente com pouca luz. Isto ocorre pela perda da elasticidade do cristalino (a lente natural do olho).

Desta maneira, pessoas que nunca usaram óculos passam a necessitá-los para leitura e pessoas que já os utilizavam, muitas vezes, necessitam de óculos multifocais.

Sintomas

Os sintomas surgem, na maioria dos casos, ao redor dos 2 anos de idade, faixa etária em que deve ser efetuada uma correção total com lentes de óculos adequadas.

Causas

Entre as causas incluem situações onde a córnea ou o cristalino apresentam alterações no seu formato que diminuem o seu poder refrativo, como a megalocórnea, onde a córnea é mais plana do que deveria ser.

Diagnóstico

A Hipermetropia ocorre quando o ponto mais próximo do olho está mais afastado do que no olho normal, devido a uma anomalia do cristalino, uma insuficiente curvatura, causando assim, dificuldades em ver ao perto. O grau do hipermetrope geralmente diminui com o crescimento do olho. A hipermetropia pode também estar associada ao aparecimento de estrabismo acomodativo na infância.

Prevenção de Presbiopia
  • Anemia
  • Diabetes
  • Doenças cardiovasculares
  • Esclerose múltipla
  • Medicamentos
Tratamento

A correção deste processo é realizada com o uso de lentes corretoras multifocais, bifocais ou pelo uso de óculos para leitura.

A cirurgia refrativa a laser para a correção da Presbiopia é muito simples, rápida e indolor, os principais itens do procedimento são exames pré-operatórios realizados com equipamentos de última geração, mas se reserva aos pacientes com mais de 40 anos de idade e que satisfaçam alguns critérios.

Tipos de Cirurgia

PRK – CIRURGIA REFRATIVA
Este tratamento é indicado para pacientes que tem córneas mais finas, assimétricas, graus mais altos ou são pacientes em geral mais jovens.

LASIK – CIRURGIA REFRATIVA
O FEMTO LASIK é a técnica mais conhecida para correção de graus a laser. Sendo indicada para miopia, hipermetropia, astigmatismo, e alguns casos de presbiopia. 

É importante frisar que não existe uma técnica melhor do que a outra, a escolha vai depender dos exames pré-operatórios e da avaliação clínica do oftalmologista.

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH